segunda-feira, 24 de abril de 2017

OS PRIMEIROS PROTESTANTES E EVANGÉLICOS

Até 1999 quando foi publicado "Tuparetama - o livro do município" A Assembléia de Deus era a igreja protestante com maior número de fiéis em Tuparetama. 

As denominações de protestantes, evangélicos e pentecostal são recentes. Antigamente, no interior, os cristãos não católicos eram comumente designados como "crentes".

Entre os primeiros crentes de Tuparetama, são lembrados os nomes de João Emídio, Irene Benedito, Antônia Benedito, Joventino Emídio, Boa Ventura, Francisco Silvestre da Silva, Maria Dalva Barbosa, Jacinto Rafael de Lira, Josefa Rodrigues, Seu Pereira e sua esposa Maria, José Luiz, Ana Pastora Mariano, Francisco Mariano, Luizete e Marinete e Terezinha Martins Oliveira.

João Emídio Ferreira, um dos primeiros protestantes de Tuparetama, foi também o primeiro Diácono da Assembléia de Deus desta cidade.  Nasceu em Caruaru, filho de Emídio Ferreira de Oliveira e Mª Alexandrina da Conceição. Órfão de pai, veio para esta região aos três anos de idade, trazido por Andrelino Rafael que o criou. Casou-se em 26 de dezembro de 1942 e no ano seguinte entrou para a Assembléia de Deus, religião que abraçou até a morte aos 11 de abril de 1985.

A convivência entre católicos (maioria da população) e protestantes sempre foi pacífica embora os crentes sofressem preconceitos e discriminação. Era muito utilizado o apelido de ‘bodes’ como alusão ao modo de orarem em voz alta e com gritos. Ao passarem em frente à igreja, nos dias de culto, pessoas e crianças zombavam imitando o berro do bode. Geralmente mais pobres, os primeiros evangélicos também foram mantidos à parte da ‘vida social’ de Tuparetama. Felizmente em nossos dias nota-se respeito à opção de credo, ao diálogo e convivência com as confissões religiosas não católicas e o tempo de zombaria ficou no passado.

A primeira igreja da Assembléia de Deus foi construída em 14 de maio de 1972 na Rua Argemiro Leite. A segunda igreja, bem maior, em 15 de julho de 1991 na Rua Odilon Leite de Andrade. A igreja de Santa Rita foi construída em agosto de 1973. A igreja do Bairro Bom Jesus foi fundada em 09 de agosto de 1987 e teve como primeiro responsável o Pr. Francisco Chagas Correia. A Assembléia de Deus da cidade e do Distrito Santa Rita teve como primeiros responsáveis o Pr. Manoel Justino e o  Pr. João Severino Fernandes.

Tárcio Oliveira 
Texto adaptado de "Tuparetama, o Livro do Município" 
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário