quarta-feira, 10 de abril de 2019

A 1ª APRESENTAÇÃO DA BANDA FILARMÔNICA PAULO ROCHA

1992 - Mestre Ulisses regendo a Banda Paulo Rocha em sua 1ª apresentação pública

Em 1992 aconteceu a primeira apresentação oficial da Banda Filarmônica Paulo Rocha, sob a regência do inesquecível Mestre Ulisses. A data é merecedora de citação, pois reafirma a importância cultural da Banda Paulo Rocha, patrimônio do município. Num lugar onde Cultura é confundida com evento festivo e onde grupos e bandas não conseguem longevidade, a presença ativa da Banda Paulo Rocha merece nossos aplausos. 

Como ex-diretor e ex-secretário de Cultura nas gestões passadas dos prefeitos Pedro Tunu e Vitalino Patriota, respectivamente criador e renovador da Banda Paulo Rocha, tive o privilégio de acompanhar de perto, passo a passo, todas as ações, dificuldades, superações e realizações da Banda e a trajetória de tantos músicos que por ela passaram. Mais que isso, embora não sendo músico, pude contribuir um pouco com essa história, tendo a satisfação de ser o criador de todos os fardamentos, civis e de gala de 1990 a 2014 utilizados pelos músicos da banda, além das logomarcas da Filarmônica. Integrantes da Banda Marcial Paulo Rocha. 

Mas vamos ao que importa, a história: A trajetória da Banda Paulo Rocha começou no início da década de 80, quando foi criada uma Escola de Música na cidade pelo então prefeito Pedro Torres Tunu. Ele recuperou alguns instrumentos da antiga Filarmônica Bom Jesus e adquiriu outros novos. Foi Pedro Tunu também quem deu o nome de Paulo Rocha à escola e posteriormente à banda. Uma curiosidade interessante é que a escola de música funcionou inicialmente numa sala dentro da Prefeitura Municipal ao lado do gabinete do prefeito. 

O local era provisório mas inconveniente, daí veio a mudança para uma sede mais apropriada, num armazém na travessa Andrelino Rafael. Os primeiros alunos da escola de música formaram a Banda Marcial Paulo Rocha que chegou a apresentar-se com mais de 60 componentes nos desfiles de 7 de setembro da cidade. 

Em 1990 o Prefeito Vitalino Patriota se empenhou em reativar a Escola e Banda Paulo Rocha. Adquiriu novos instrumentos e contratou o professor Ulisses Lima (Belo Jardim) para as aulas, que aconteceram numa sala da Escola Paroquial. Sob a regência do professor Ulisses e coordenação da Casa da Cultura, formou-se a Banda Filarmônica Paulo Rocha. 

Sua primeira apresentação pública oficial deu-se em 15 de novembro de 1992, data que completa 25 anos. A programação de 15 de novembro de 1992 incluiu alvorada musical pelas ruas da cidade, missa em ação de graças na igreja matriz, retreta no centro da cidade à noite e oferecimento de um coquetel para os músicos e seus familiares. 

Com a saída do professor Ulisses em 1993, os ensaios e regência da banda foram assumidos pelo músico Cheiroso, de Sertânia. Depois de Cheiroso tivemos algumas tentativas rápidas e sem sucesso com outros regentes da região. A retomada do brilhantismo e recuperação da Banda Paulo Rocha do final dos anos 90 até a atualidade se deu pelas mãos de músicos formados pelo Mestre Ulisses, filhos de Tuparetama, ou seja, pelos regentes Mário Jorge Liberal Soares, Cícero Gilvan da Cruz (Doda) e Givanildo Neves. Givanildo é o atual professor de música e regente da Paulo Rocha, sendo também o músico com maior tempo de regência à frente da Banda. 

O apoio e incentivo à Banda Paulo Rocha foi intensivo na gestão do ex-prefeito Dêva Pessoa: através da Secretaria de Cultura foram adquiridos novos fardamentos (de uso regular e de gala) comprados instrumentos de sopro, percussão e bateria, material de manutenção e garantido o pagamento de cachê artístico aos músicos. 

Por Tárcio Oliveira

Homenagem ao Professor Ulisses na Festa dos 40 anos de Tuparetama, no 1º Encontro de Bandas de Música.
Prefeito Vitalino Patriota entrega placa ao regente da Banda Paulo Rocha,  Mário Jorge L. Soares
Momentos diversos da Banda Paulo Rocha sob regências de Cheiroso, Doda e Jorge Soares ( da esquerda para a direita, de cima para baixo)
Regente Givanildo e músicos da geração atual da Banda Paulo Rocha
Banda Paulo Rocha em apresentação de 7 de setembro sob a regência de Doda
Banda Paulo Rocha em apresentação nas comemorações do Cinquentenário do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário