segunda-feira, 24 de abril de 2017

NOSSAS PRIMEIRAS RÁDIOS, DIFUSORAS NO CENTRO DO POVOADO




Em 1949 a Vila Tupã, hoje Tuparetama, ganhou um serviço de som chamado RÁDIO AMPLIFICADORA. A iniciativa foi de Severino Souto, que instalou os equipamentos em sua residência, adquiridos com recursos obtidos através de campanhas realizadas na comunidade. 

A Rádio Amplificadora era um serviço de som com microfone, toca-discos, amplificador e difusoras instaladas no centro da Vila.  As difusoras divulgavam os acontecimentos políticos e sociais, tocavam os sucessos do momento e realizavam programas musicais com a participação dos ouvintes. Havia também concurso de calouros que revelaram cantoras da terra como Suzana Fidélis, Salete Nogueira, Maria José Viana. Outra marca da Rádio Amplificadora era a hora do ângelus com a Ave Maria, tradicionalmente às 18:00 horas.

Todos os dias a rádio iniciava sua programação com a música característica, Cisne Branco, e a mensagem: “Com essa característica musical entra no ar o serviço de alto-falante da nossa Rádio Difusora” e no encerramento: “Retira-se do ar o serviço de alto-falante, voltando amanhã no horário de costume se Deus assim nos permitir". 

A Rádio Amplificadora foi marcante para a vida sócio-cultural da localidade, um pequeno povoado isolado no interior do Estado onde não havia muitas opções de lazer e não se dispunha de aparelhos de rádio ou TV.  As pessoas reuniam-se nas calçadas das suas casas não somente para para conversar, mas também para ouvir, pedir e oferecer músicas. 

Em 1977, muitos anos depois da desativação da Rádio Amplificadora, Geraldo Vieira de Lima e Carlos Roberto da Silva instalaram um serviço de alto-falante na sua oficina de consertos de rádios e eletrodomésticos que funcionava na Rua Ernesto de Souza Leite. O serviço foi intitulado ‘Eletro-rádio Pajeú’, daí o apelido de Carlos Roberto, que ficou conhecido desde então como Carlos da Eletro-rádio. A Eletro-rádio fazia a divulgação de mensagens e avisos da comunidade, programas musicais e apresentações de artistas da cidade e região.

Tárcio Oliveira 
Texto adaptado de "Tuparetama, o Livro do Município" 
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário