segunda-feira, 24 de abril de 2017

AS NOSSAS MISSAS DO VAQUEIRO


Momento da Missa do Vaqueiro de 1997


A primeira Missa do Vaqueiro de Tuparetama foi celebrada no Parque Beira-Rio (área atrás do Mercado Público), no encerramento da vaquejada de outubro de 1995. O evento seguiu os moldes da Missa do Vaqueiro de Serrita, referência tradicional, e da Missa do Poeta realizada com sucesso na cidade de Tabira em homenagem a Zé Marcolino. 

A missa foi organizada pela SOFAVATU- Sociedade dos Fazendeiros e Vaqueiros de Tuparetama, tendo à frente os irmãos Edvan César e Sávio Pessoa, o incentivo e apoio do Pe. Luizinho Marques e da equipe da Casa da Cultura (Emília Lopes, Maria José de Souza 'Galega', José Galdino, Luciana Silva, Geralda Nogueira e eu) . O principal homenageado da nossa 1ª Missa do Vaqueiro foi o jovem vaqueiro José Melo de Vasconcelos (Zé Ita) falecido em 1994 em decorrência de acidente automobilístico. 

A segunda Missa do Vaqueiro aconteceu no dia 15 de novembro de 1996 no pátio da Rua Santa Cecília. A participação da comunidade, músicos e vaqueiros se fez mais forte e em maior número.

A equipe organizadora foi a mesma do ano anterior, contando dessa vez com participação efetiva tanto dos familiares de Zé Ita como de outros vaqueiros tuparetamenses já falecidos e também homenageados: José Gomes Batista (Zé de Hilário) e Anchieta Torres.  (CLIQUE AQUI para ver fotos dessa missa, do acervo digitalizado da Casa da Cultura)

No ano seguinte (1997), na mesma data, celebrou-se a terceira Missa do Vaqueiro, com um público ainda maior, comprovando o apoio e interesse da comunidade na manutenção do acontecimento no calendário de eventos da cidade.

Apesar do sucesso obtido nos anos anteriores e apoio da comunidade, a missa deixou de acontecer em 1998 e 1999 por falta de recursos, que até então eram doados pela Prefeitura Municipal, COMPESA (Sávio Pessoa) e Governo Estadual (FUNDARPE). 

Embora de modo não contínuo, ou seja, não ocorrendo todos os anos, a Missa do Vaqueiro de Tuparetama vem acontecendo sem data fixa e em locais diversos da cidade, como o Pátio de Eventos e o espaço público em frente ao Ginásio de Esportes, no período entre 2000 e 2014, com apoio e organização da Prefeitura Municipal. Em 2013 foi realizada a 11ª  Missa do Vaqueiro mas já está programada e divulgada uma nova edição do evento cultural e religioso, a 12ª Missa, para o próximo sábado dia 08 de abril.

Tárcio Oliveira
Texto adaptado de "Tuparetama, o Livro do Município" 
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações




Nenhum comentário:

Postar um comentário