sábado, 11 de março de 2017

O COMEÇO DA VILA BOM JESUS E SUAS PRIMEIRAS IGREJAS



Em 1983 na gestão do prefeito Pedro Torres Tunu a prefeitura iniciou o loteamento do Bairro Bom Jesus, inicialmente denominado Vila Bom Jesus. A vila teve início com a doação de 140 terrenos e de material para a construção das primeiras residências. 

Os terrenos que compõem a área inicial da Vila Bom Jesus foram adquiridos pela Prefeitura, de Otaviano Florêncio (Zé da Barra), Francisco Zeferino (Seu Chiquinho) e José Leopoldino da Silva, sendo que este último já possuía uma casa no local. 

A primeira residência construída no novo loteamento foi o imóvel de propriedade de Moacir Florêncio dos Santos. Num curto período de tempo ergueram-se muitas casas e pontos comerciais, formando ruas e definindo a Vila. 

Foto do acervo da Casa da Cultura de Tuparetama
Ainda no primeiro mandato de Pedro Tunu a prefeitura construiu os prédios públicos do Centro Social Zé Pretão (depois transformado em Creche Municipal e atualmente sede da Casa das Juventudes), da Cadeia e da Escola Francisco Zeferino inaugurados em 1986 durante a visita à cidade do governador do estado, Roberto Magalhães. 

A Assembléia de Deus foi a primeira igreja construída na vila, em 09 de agosto de 1987.

Em 1988 padre Adelmo Santos Simões celebrou a primeira missa católica na Vila Bom Jesus, no terreno doado pela prefeitura para a construção da capela. 

A capela católica foi construída no ano de 1991, com a renda de festas, leilões, rifas e bingos, tendo à frente das promoções a equipe de professoras municipais da Escola Francisco Zeferino e líderes comunitários como Luiz Leopoldino e Pedro Cordeiro. 

A primeira missa na capela foi celebrada em 1991 pelo padre Alberto Rodrigues, quando foi escolhida, em reunião com os fiéis e líderes comunitários, a padroeira da capela, Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição). A imagem da santa foi doada por Pedro Tunu. A promoção da festa da padroeira teve início naquele mesmo ano, no mês de dezembro. 

Tárcio Oliveira 
Texto revisado de "Tuparetama, o Livro do Município"
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário