quarta-feira, 10 de abril de 2019

NOTAS DA HISTÓRIA DE TUPARETAMA - A Festa de São Pedro


Não se sabe ao certo o ano da primeira comemoração do dia de São Pedro em Tuparetama. É certo que essa festividade junina ocorria desde o início da formação do povoado, então Bom Jesus, nos anos 20 do século passado. 

O êxito dos primeiros festejos, de acentuada conotação religiosa como eram todas as grandes festas da época, consolidou a data no calendário festivo da localidade atraindo público das cidades e dos povoados circunvizinhos. 

Contam que o destaque da festa de São Pedro em Bom Jesus, já nas décadas de 30 e 40, no auge da Philarmônica Bom Jesus, era o baile com orquestras que acontecia num armazém da rua central do povoado, de propriedade do fazendeiro e senhor de posses, Francisco Zeferino. Esse armazém não existe mais, hoje em seu local encontra-se o supermercado Nordeste, de Geraldo Perazzo. Nesses bailes de São Pedro e em todos os demais bailes que realizavam no decorrer do ano exigia-se traje a rigor, o que para gente da época significava vestido comprido de saias armadas, engomadas, e para os cavalheiros paletó de linho e gravata, também engomados. 

As bandas e orquestras contratadas eram chamadas pela população de “jaza” (corruptela de Jazz e Jazz-bands) com ritmo e estilo musical de influência americana. Os bailes encerravam-se invariavelmente fora do armazém, na rua, com quadrilhas juninas marcadas por Severino Souto. 

Já como vila (Tupã) a localidade ainda não dispunha de um clube para festas e o armazém tornara-se pequeno para o público.  Foi quando se construiu em 1953 o ‘Palanque de Festas’ com recursos da comunidade, numa área onde está erguida a atual residência de Zezé Benedito, na Rua da Matriz. O tal "palanque" sediou as festas do São Pedro e outros eventos até a construção do Pajeú Clube, em meados dos anos 60. 

A festa do São Pedro decaiu por um longo período, ressurgindo com a administração do prefeito Pedro Tunu, no final dos anos 80, com ênfase nos eventos de rua. É certo dizer que o São Pedro de Tuparetama ganhou força total e firmou-se definitivamente no calendário turístico-cultural da região a partir da administração do prefeito Vitalino Patriota, com investimento na decoração de rua e contratação de grandes bandas e grandes artistas da música popular nordestina. 


Os prefeitos sucessores de Pedro Tunu e Vitalino, ou seja, Sávio Torres e Dêva Pessoa continuaram os esforços da Prefeitura para manter a tradição e grandiosidade que os festejos de São Pedro de Tuparetama alcançaram ao longo dos anos. 

Tárcio Oliveira
Texto revisado de "Tuparetama, o Livro do Município" 
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informaçõe










Nenhum comentário:

Postar um comentário