segunda-feira, 24 de abril de 2017

A NOITE ERA UMA FESTA (CLUBES, BARES, BOATES E DANCETERIAS...)


Pergunte-se a qualquer adulto com mais de 40 anos sobre as noites de fim de semana em Tuparetama nas décadas de 80 e 90. Com certeza todos lembram que as noites eram muito mais animadas e festivas que hoje em dia. Apesar das crises econômicas, do desemprego e da desigualdade social bem maior que agora, apesar da falta de recursos tecnológicos que dispomos no presente, a gente se divertia e dançava muito, mas muito mais!  Havia mais contato pessoal e ao vivo, mais conversas entre amigos, mais dança de casais agarradinhos e ainda não sofríamos a epidemia atual de drogas e violência (roubos, assaltos, assassinatos) que sofremos hoje.  

Banda Mel, sucesso da época
O período de 1985 a 1995 foi o chamado auge das noites festivas em Tuparetama. As segundas-feiras eram o dia da semana com maior público nas boites, todas elas ficavam lotadas, assim como os bancos da praça e as calçadas do centro da cidade. Era grande também a quantidade de jovens e adultos que vinham das cidades vizinhas para as segundas-feiras em Tuparetama. Mas a animação noturna da cidade não se resumia somente às segundas-feiras. 

Da sexta-feira à segunda, todas as noites, nossos bares e boites ficavam lotados, tocando nas caixas de som os sucessos do momento que eram as trilhas sonoras internacionais das novelas, os melôs de Kid Abelha e bandas do Cassino do Chacrinha, as lambadas de Beto Barbosa, Luiz Caldas e Sarajane, todas as faixas de Mastruz Com Leite, Cavalo de Pau etc etc.... E depois de dançar e beber a gente ia matar a fome com os vendedores das calçadas: havia rolete de cana, churros com doce de leite e pra quem tinha uns trocados a mais no bolso havia os sandubas do trailer de Dona Fátima Bante

E quais eram os locais de lazer e diversão da cidade entre os anos 70 e 90? Vamos aos mais "famosos" e que ficaram em nossas lembranças:


DISC-JÓQUEI CLUBE- de propriedade de Caetano Severino de Araújo. Localizado na Rua Cel. Manoel Benedito, funcionou entre 1977 e 1978. 

BOITE CORAÇÃO ALADO – dos proprietários Quitéria e José Bernardo Irmão, situado na Rua Cel. Manoel Benedito, funcionou por mais de 15 anos, de 1981 a 1997. O nome faz referência à novela de sucesso na época de sua inauguração, exibida pela Rede Globo, a única emissora cujo canal era captado na cidade.

SCORPIONS- Funcionou no 1º andar do imóvel de propriedade de Luizinho Perazzzo (Luiz Gonzaga Perazzo) na Rua Cel. Manoel Benedito. Foi inaugurada em 1985 e no decorrer dos anos mudou de empresários, passando por diversas denominações. Sua última denominação foi Kurto Sircuit Dance no final dos anos 90. Era muito comum no local a realização de desfiles de moda e concursos de beleza juvenil com rapazes e moças da época. 

SPAZZIO -de propriedade de Vanderlan Pessoa Moraes, funcionava no 1º andar do imóvel situado à margem da PE-275, na Av. Central. Abriu de 1989 a 1997. 

DANCETERIA LIDER - de propriedade de Claudinaldo Ferreira Martins, situado na Av. Central, funcionou em 1997; 

PALHOÇÃO DO FORRÓ- de propriedade de João Ramos da Silva, localizado na Rua São Pedro, na Vila Bom Jesus, funcionou de 05 de outubro de 1996 a 27 de maio de 1998. 

BARES

Segundo levantamento feito na cidade em 1997, Tuparetama possuía na época 92 bares, sendo 72 na cidade e 20 na Vila Bom Jesus. Os bares sempre foram e continuam sendo ainda hoje os ‘locais de lazer’ em maior número na cidade e mais frequentados. Em geral oferecem comidas ou petiscos (tira-gosto) da culinária tradicional da região. Muitos possuem sinucas. Os bares de Tuparetama funcionam em sua grande maioria nas próprias residências dos seus donos. São instalações características das cidadezinha do interior, instalações simples, sem preocupações com visual ou decoração. 

Tárcio Oliveira 
Texto adaptado de "Tuparetama, o Livro do Município" 
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário