segunda-feira, 24 de abril de 2017

O PRIMEIRO LIVRO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO




Nessa terça-feira, 11 de abril de 2017, a Câmara de Vereadores de Tuparetama realiza uma Sessão Solene alusiva ao 55º aniversário de criação do município. Tenho a honra de estar entre as pessoas que serão homenageadas. No meu caso, pela autoria de “Tuparetama, o livro do município” o primeiro e até agora único livro sobre o município e sua história. 

No próximo mês, em maio, completam-se 18 anos de sua publicação. O livro está desatualizado, possui falhas de revisão e traz algumas informações que precisam ser corrigidas ou complementadas. Pretendemos fazer esse trabalho mas falta, no momento, tempo disponível e patrocínio. 

Embora eu seja o homenageado pela idéia do livro e por sua redação, na verdade a homenagem deve ser estendida a todas as pessoas que contribuíram para a realização desse trabalho. Ninguém faz nada sozinho por isso devemos desconfiar sempre de quem briga chora e esperneia por “paternidade” ou “maternidade” de qualquer projeto, evento ou idéia. O sucesso de toda empreitada está na força da equipe envolvida e no reconhecimento dos colaboradores e parceiros. Nenhum desejo de autopromoção deve suplantar esse preceito ético e sensato. 


Nosso trabalho de pesquisa sobre a história de Tuparetama começou com a criação da Casa da Cultura em 1986 na gestão do prefeito Pedro Tunu. Mas não fomos os pioneiros no intuito de pesquisar e documentar a história do município. Lembro que na minha infância, na escola, alguns professores já demonstravam essa preocupação desenvolvendo pesquisas com estudantes, a exemplo de Dona Vanda Perazzo

No período entre a criação da Casa da Cultura e a publicação do livro, produzimos algumas apostilas que apesar de falhas e limitadas auxiliaram os estudos e consultas a respeito da história e dos aspectos sócio-culturais de Tuparetama. Em 1998 o prefeito Vitalino Patriota (na sua 2ª gestão) nos incentivou e deu total apoio à execução do trabalho de pesquisa mais aprofundada, abraçando a idéia da publicação do livro, que tornou-se realidade em 1999. 

Nesse período a equipe da CASA DA CULTURA DE TUPARETAMA era composta por Creuza Francisca Maciel, Denize Renato de Souza, Emanuel de Souza, Geralda Nogueira da Silva, Heloisa Alves da Silva, Helena Rita de Oliveira, José Galdino dos Santos, Luzia de Siqueira Melo, Luciana Moreira da Silva, Lucena Chalega, Maria Aparecida Leite Gomes, Mário Jorge Liberal Soares, Maria do Socorro Silva Leandro e pelos professores de dança (CDPT) Fabian de Queiroz e Rejânia Aparecida de Brito

A execução da PESQUISA para o livro foi chefiada por Maria Emília Lopes Nogueira e os Pesquisadores de campo foram Geralda Nogueira da Silva (Aldinha), José Galdino dos Santos, Maria Aparecida Leite Gomes e Mário Jorge Liberal Soares. A eles coube as entrevistas com pessoas de idade e memórias vivas da cidade, familiares e parentes de políticos e figuras históricas, coleta de dados e fontes em órgão públicos, checagem de datas e informações. Enfim foram eles que alimentaram a fonte do meu texto e sofreram com minhas cobranças. 

Por fim, no encerramento de Tuparetama, o livro do município, dedicamos uma página de agradecimento aos conterrâneos que contribuíram com suas informações para nossa pesquisa. Foram eles, por ordem alfabética: Antônio Olímpio de Oliveira, Antônio Wlisses, Antônio Clementino Lopes, Maria Aldvan Perazzo, Antônio de Paula Nogueira, Bebeto Severo, Carolina Lima, Carmelita Lucas, Datargnan Felipe, Expedito Marques da Silva, Elizabethe Leite, Ediraldo Oliveira, Emília Lima, Edvan César Pessoa, Eutrópia Perazzo (Tofinha), José Felipe Leite, Francisca Fidélis, Francisco Leite Perazzo, Luiz Gonzaga Pessoa Leite, Hidalberto Lima, Hilda Meira Nóbrega, Helena Teonila Souto de S. Campos, Inaldo Marques da Silva, Inácio Marques da Silva, Ivandelso Borge Sobrinho, Jacinto Antônio de Lima Júnior, Jânio Guedes, Josefa Helena Rodrigues, Joaquim Filomeno, Joana Darck Marinho, Josefa Souto, João Lima, Josefa Tunu da Costa, Josemar Rabêlo de Vasconcelos, Jacinta Ferreira Neves (Jacinta Valentim), José Luciano de Lima, Luiz Leopoldino, Lourival Quintino, Maria de Lourdes Dias, Maria Lúcia Ferreira Batista , Maria de Lourdes Souza, Marinete Pessoa, Mª Angélica de Oliveira (Dalia), Mª do Carmo Dias, Maria de Lourdes Lima, Neto Benedito, Maria Eudes Leite de Souza, Neuza Balbina, Osvaldo Siqueira Silva, Quitéria Pessoa, Sílvio Souto e Valfredo Leite.

Tárcio Oliveira
Texto adaptado de "Tuparetama, o Livro do Município" 
Por gentileza citar a fonte e autor ao utilizar essas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário