SÍMBOLOS

São símbolos municipais de Tuparetama a bandeira, o hino e o escudo (artigo 3º da Lei Orgânica Municipal). 

O HINO MUNICIPAL tem letra de Salete Menezes e Pedro Torres Tunu, música de Salete Menezes e partitura de Lia Maciel. Foi aprovado pela Lei Municipal 01/84 de 09 de abril de 1984.


Curiosidade: O projeto do hino municipal foi bastante discutido antes de sua aprovação na Câmara de Vereadores. O líder da oposição Hidalberto Lima contestou a historicidade dos versos “Tua história de estória tão singela tem começo na casa original da mãe preta a Negra Manoela.”. Alegou Hidalberto que Tuparetama teve seu ‘começo’ com a casa do cel. Manoel Benedito, seu bisavô. O verso deve ser visto como liberdade poética dos letristas e como homenagem ‘politicamente correta’, ao promover como ‘mãe’ de Tuparetama uma figura até então quase anônima e marginalizada. Historicamente a negra Manoela tem menor relevância que Manoel Benedito. Ela teria habitado essas terras antes de sua povoação definitiva. Quanto a Manoel Benedito é quase impossível imaginar a Tuparetama de hoje não tivesse ele vindo se estabelecer nessa localidade. De fato a História de Tuparetama tem começo a partir da construção da casa do coronel. Depois de muitos debates, o hino acabou sendo aprovado pela Câmara como queria Pedro Tunu, sem alteração nos versos.

BANDEIRA


A nossa BANDEIRA foi idealizada por Abílio Leite de Oliveira e hasteada pela primeira vez em 11 de abril de 1971. Segundo o idealizador, a região sertaneja com seu clima quente está representada no amarelo do escudo. A bandeira nacional está representada nas cores verde e branco. As idéias de fraternidade, coragem e esperança num futuro promissor encontram-se sintetizadas na frase “Paz, Trabalho e Progresso”, ainda em clara alusão ao estandarte nacional.

ESCUDO


O ESCUDO presente no centro da bandeira, traz desenhada uma paisagem com as serras do município, linhas paralelas que representam as terras aradas da agricultura, mandacarus que simbolizam a vegetação típica do sertão e o algodão, produto agrícola de grande peso na economia local desde os tempos de vila e com presença ainda muito forte na época da criação da bandeira.

Fonte:  TUPARETAMA O LIVRO DO MUNICÍPIO - Edição de 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário